Apresentação

G80 14-12-09(1)-2

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada (PGB) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferece cursos de Mestrado e Doutorado, na Área de Concentração em Biologia das Interações Orgânicas.

O mestrado foi criado em 2005, aprovado pela CAPES com conceito 4 e iniciou suas atividades em março de 2006 com 15 alunos matriculados.

Em 17/01/2008 ocorreu a aprovação da primeira defesa de dissertação (23 meses de curso). O tempo médio de defesa da primeira turma foi de 26,7 meses.

Em setembro/2009 foi aprovado o Curso de Doutorado, também com conceito 4, e em outubro/2009 ingressou a primeira turma com 12 alunos e mais 9 foram selecionados para ingresso em março/2010. A primeira defesa de doutorado ocorreu em 10/10/2012, com tempo médio de 36 meses.

O PGB é um Curso de caráter interdisciplinar e destina-se a profissionais graduados no curso de Ciências Biológicas e áreas afins. A proposta é apresentar de forma integrada, os diversos organismos e seus habitats, bem como os diferentes modos de examinar e tratar os seres vivos, ambientes e processos vitais.

Seu corpo docente é formado por 25 professores permanentes, 03 colaboradores e 01 visitante. Os professores são vinculados ao Centro de Ciências Biológicas, lotados nos departamentos de Biologia; Biotecnologia, Genética e Biologia Celular; e Ciências Morfológicas da UEM, e ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIOESTE.

Em 25/04/2014 foi solicitada mudança de área de Ciências Biológicas I para Biodiversidade, e no 26/11/2014 foi atendida e publicada a referida mudança.

Objetivos do Curso

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada (PGB) tem, como objetivo geral, a qualificação profissional do biólogo nas diversas atividades previstas pelo Conselho Federal de Biologia, especialmente nas áreas de Genética, Biologia Molecular, Botânica, Morfologia, Fisiologia, Zoologia, Ecologia, Bioquímica, Embriologia e Microbiologia.

Os objetivos específicos são:

  •  Formar docentes para atender as atividades de ensino e orientação em Genética, Biologia Molecular, Botânica, Morfologia, Fisiologia, Zoologia, Ecologia, Bioquímica, Embriologia, Microbiologia em Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior do Paraná e de outros estados;
  •  Aperfeiçoar a formação de professores de ensino fundamental e médio, visando melhor desempenho no ensino da Biologia no contexto interdisciplinar, bem como torná-los apto a realizar pesquisas no cotidiano de suas escolas, motivando alunos e reduzindo o fracasso escolar;
  •  Formar pesquisadores capacitados a propor e executar projetos de pesquisa em universidades, institutos de pesquisa e empresas públicas e privadas, nas áreas escolhidas dentro do âmbito do Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada;
  •  Formar administradores para atender à demanda em empresas públicas e privadas, em projetos de desenvolvimento regional, em programas de preservação ambiental e programas de ciência e tecnologia;
  •  Gerar novos conhecimentos e tecnologias que contribuam para compreensão das diversas áreas das Ciências Biológicas, preservação ambiental e aprimoramento dos recursos para proteger a vida em nosso meio e contribuir para o desenvolvimento econômico e social, e consequente melhoria da qualidade de vida da comunidade onde o profissional estiver inserido.

Áreas de Formação

Genética, Biologia Molecular, Botânica, Morfologia, Fisiologia, Zoologia, Ecologia, Bioquímica, Embriologia e Microbiologia.

Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa 1 – ESTRUTURA E FUNÇÃO DA DIVERSIDADE ORGÂNICA (ESTRUTURA)

Esta linha reúne os projetos e docentes que tratam da diversidade e homologia de estruturas de células, tecidos, órgãos e sistemas, mecanismos geradores da diversidade e mantenedores da homologia, bem como dos processos de desenvolvimento embriológico em eucariotos.

Linha de Pesquisa 2 – ESTRUTURA E FUNÇÃO DAS INTERAÇÕES ORGÂNICAS (INTERAÇÃO)

 Esta linha engloba os projetos e docentes que tratam dos mecanismos de interações órgão-organismo, organismo-organismo e organismo-meio ambiente, no processo evolutivo e nos processos de desenvolvimento e reprodução microbiológica, vegetal e animal.