Exame de Qualificação, Tese, Dissertação e Exame de Língua Estrangeira

1. Existe tempo mínino ou máximo para prestar o Exame de Qualificação no doutorado?
Não. Existem requisitos que devem ser cumpridos antes de prestar o Exame:
a. Ter cumprido o número de créditos exigidos (36 créditos);
b. Ter um artigo de revisão ou de pesquisa, em sua área de formação, aceito para publicação ou publicado nos últimos cinco anos.

2. Alunos do mestrado devem cumprir o Exame de Qualificação?

Para mestrandos ingressantes a partir da seleção de 2018,  a realização do Exame de Qualificação é obrigatória. Mais informações sore os critérios que o aluno deve completar para a presentação do EQ em: Res 114 Normas Exame de Qualificação Mestrado e Normas para o Exame de Qualificação do Mestrado

3. Qual o tempo de apresentação do Exame de Qualificação à banca examinadora?

A apresentação do artigo de exame de qualificação deve ser exposto pelo aluno(a) no prazo máximo de 50 minutos. Encerrada a exposição, é feita a arguição individual do candidato pelos membros da banca, em um processo de perguntas e respostas, onde cada examinador tem até 40 minutos para relatar suas considerações.

4. O artigo que integra os requisitos para prestar o Exame de Qualificação pode ser enviado a qualquer revista, ou seja, qualquer qualis?
No mínimo B5.

5. O artigo que integra os requisitos para prestar o Exame de Qualificação deve ter o doutorando ou mestrando como primeiro autor?
Não.

6. A Banca Examinadora de Exame de Qualificação precisa ter membro externo?
Não, a banca do Exame de Qualificação é, preferencialmente, compostas por membros internos a fim de evitar custos.

7. Posso ter um artigo referente a um dos capítulos da tese/dissertação já submetido ou aceito para publicação antes da defesa?
Sim, desde que existam outros inéditos.

8. Tem um modelo do Exame de Qualificação?

Quanto ao trabalho, você deve elaborar o artigo dentro das normas do periódico para o qual pretende submeter para publicação (anexar normas do periódico). Modelo da capa está no site em Formulário/Exame de Qualificação.

9. O Exame de Qualificação pode ser parte da tese?

O artigo do Exame de Qualificação (EQ) pode ser um tema ou artigo paralelo a tese, não sendo incluído na tese do doutorando. Os dois artigos da tese deverão ser inéditos.

10. Qual o prazo para encaminhar a versão corrigida do  Exame de Qualificação para a secretaria?

30 dias, após a defesa

11. Quando devemos marcar na BCE para fazer a Ficha Catalográfica?

Logo depois da Defesa, o aluno deverá ligar na BCE e agendar a catalogação, tendo em vista que os agendamentos são bem demorados, o que acarretará no descumprimento do prazo para a entrega da versão definitiva no PGB.

12. Preciso comprovar proficiência em língua inglesa no Mestrado e no Doutorado?
Não. A comprovação da proficiência acontece por meio de um exame de caráter eliminatório na seleção de mestrado, sendo que no doutorado fica subentendido a proficiência.

Se o doutorando não tiver realizado  a proficiência em Inglês no mestrado, terá que apresentar um curso de Inglês e ser encaminhado para aprovação do Conselho Acadêmico do PGB.

13. A mudança na titulação e apostilamento pode ser optativa?

Não. A titulação e apostilamento fazem parte da Resolução 009/2018-CI/CCB.